13 Em quem também vós confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
14 o qual é a garantia da nossa herança, até a redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
O versículo 13 afirma que, uma vez que um cristão crê em sua salvação, ele é selado. Esta selagem é feita pelo Espírito Santo e não pode ser desfeita.
O versículo 14 menciona que o selamento é até penhor de nossa herança, redenção das posses, e louvor de sua glória é o arrebatamento.
19 Porque a ardente expectativa da criatura espera pela manifestação dos filhos de Deus.
20 Porque a criatura ficou sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa do que a sujeitou em esperança,
21 porque a própria criatura também será libertada da servidão da corrupção, para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
22 Porque nós sabemos que toda a criação geme, e uníssono sofre dores de parto até agora.
23 E não só ela, mas nós mesmos também, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque somos salvos pela esperança. Mas a esperança que se vê não é esperança; como pois esperançar o que um homem vê?
25 Mas, se esperarmos o que não vemos, então com paciência o aguardamos.
26 Semelhantemente o Espírito também nos ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que devemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser proferidos.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; porque ele faz intercessão pelos santos segundo a vontade de Deus.
28 E sabemos que todas as coisas trabalham juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.
29 Para quem ele conheceu antes, ele também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito dentre muitos irmãos.
30 Além disso, aos que ele predestinou, a estes também os chamou; e aos que ele chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
31 O que diremos, então, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?
32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará gratuitamente também com ele todas as coisas?
33 Quem acusará alguma coisa aos escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é o que condenará? É Cristo que morreu, sim, que foi ressuscitado, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por causa de ti somos mortos todo o dia; somos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vitoriosos, através daquele que nos amou.
38 Porque eu estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem as coisas do presente, nem as coisas porvir,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo nosso Senhor.
Mas e se Satanás trouxer nossos pecados ao Senhor? Podemos ser tranquilizados pelo versículo 30 de Romanos 8.
Isso se conecta com Efésios 1: 14 quando menciona o louvor de sua glória e em Romanos 8: 21 quando detalha nosso estado glorificado arrebatado.
Se alguém apresentar uma acusação contra nós e conhecermos Romanos 8: 31, saberemos o que dizer em troca.
Os versículos 33-34 também provam que se nossa fé está na base da morte de Cristo, então estamos cobertos e, portanto, justificados. Portanto, podemos ter certeza de que seremos arrebatados de qualquer maneira.
Efésios 1: 13-14 diz que foram selados pelo Espírito Santo até o arrebatamento. Mas e se pecarmos? Nossa resposta a isso pode ser encontrada mais tarde em Efésios 4.
Efésios 4: 30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes selados para o dia da redenção.”
1 Coríntios 15:50 “Agora digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. ”
A segunda passagem famosa por falar sobre o arrebatamento pode ser encontrada em 1 Tessalonicenses 4, especificamente nos versículos 15 a 17. No entanto, o versículo 14 começa falando sobre o que fazer antes do arrebatamento.
1 Tessalonicenses 4: 14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que dormem em Jesus Deus os trará com ele.”
1 João 3 também prova que os cristãos serão arrebatados independentemente:
1 João 3: 2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não parece o que seremos; mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele; porque o veremos como ele é. ”
2 Tessalonicenses 2: 13-14 “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados do Senhor, porque Deus desde o princípio vos escolheu para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. chamado você pelo nosso evangelho, para a obtenção da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. ”
Colossenses 3: 4 “Quando Cristo, que é a nossa vida, aparecer, então vós também aparecereis com ele na glória.”
Comentários